segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Confira algumas dicas para o Enem

Faltam seis dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e muitos candidatos estão em alto grau de ansiedade e nervosismo. Uns farão a prova apenas por experiência e estão tranquilos, mas a maioria é para conseguir a certificação do ensino médio e ingressar no ensino superior para os primeiros passos de uma realização profissional.

Esses últimos dias são marcados por aflição devido a uma série de pensamentos, em relação a prova, que ronda a mente dos candidatos de primeira viagem. O que fazer nesses últimos dias? Que horas chegar ao local? O que estudar? O que levar? O que usar no dia da prova? A prova começa cedo e vou sem almoçar?

São muitos os questionamentos e vou tentar ajudá-los por partes. Vamos começar pelos os estudos. 


Estudos
Quem tinha que estudar já estudou desde o ano passado quando as inscrições foram abertas. Nessa reta final, o essencial é o candidato dar uma revisada nas matérias que encontrou mais dificuldades e elaborar redações para praticar a escrita, além de checar o noticiário para ficar atualizado sobre os fatos do Brasil e do mundo. 

Cartões de confirmação
Os Correios já entregaram quase todos os cartões de confirmação de inscrição do Enem aos candidatos. No Acre, segundo informou a diretoria, ao menos 500 cartões não foram entregues aos candidatos em Rio Branco. O motivo é devido a dificuldade dos carteiros em encontrarem os endereços.

As pessoas que ainda não receberam os cartões devem entrar em contato com os Correios ((68) 3223-4669 / 3223 3011) ou mesmo com o Inep que disponibilizou os dados no site (http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/). 

Sabendo do local onde fará a prova, é essencial que o candidato vá até lá durante a semana para conhecer o trajeto e a sala. Em lugares como a Universidade Federal do Acre (Ufac), que é muito grande e complicado, o candidato geralmente se atrapalha ao procurar os blocos e se atrasa. Conhecendo o local antes do dia da prova, evita estresse ao candidato.

Horário
Cumprir o horário é fundamental. Com o horário de verão que iniciou a meia-noite deste domingo (19), o Acre ficou com duas horas de diferença ao horário oficial de Brasília. Com isso, os candidatos devem ficar atentos com o horário de chegada e início do certame.

Os portões serão abertos às 10horas no horário do Acre. A prova terá início às 11horas. É orientado que os candidatos cheguem, pelo menos, meia hora antes - esses que já conhecem o local onde farão a prova. Nessa meia hora o candidato pode ir ao banheiro e beber água. No momento certo estará na sala para as orientações dos fiscais de sala.

Os candidatos poderão sair da prova a partir das 13h locais sem o caderno de provas. Com o caderno, a partir das 15h (sábado) e 16h (domingo). A prova terminará às 15h30 no sábado e 16h30 no domingo, sempre no horário local.

Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

Alimentação
A alimentação é outro fator que merece atenção redobrada, por isso, em hipótese nenhuma, o participante deve comparecer ao exame em jejum. Cuidados simples garantem a energia necessária e evitam transtornos, como uma intoxicação indesejada em dias decisivos.

Nutricionistas não recomendam a ingestão de alimentos gordurosos e pesados, pois provocam sensação de sonolência, prejudicial para a realização da prova. Nesse caso, salgados e refrigerantes devem ficar fora da lista.

A orientação, já que a prova será pela parte da manhã no Acre, é começar com um café da manhã rico em frutas, fibras e carboidratos. Mas os cuidados devem começar desde o dia anterior, segundo a nutricionista Roberta Silva. Os candidatos devem comer antes da prova também pão integral e queijo.

Durante a prova, a nutricionista recomendada a ingestão de alimentos rápidos e práticos durante a tarde. Barrinhas de cereais são uma boa opção: pequenas, leves e energéticas. Chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura ambiente, podem derreter. Frutas também são indicadas. O estudante deve dar prioridade a alimentos não perecíveis e que não façam muita sujeira.

As orientações são as mesmas para os dois dias de prova. De acordo com a nutricionista, o candidato deve jantar ao menos duas horas antes de se deitar ou a digestão poderá atrapalhar o sono. 

Com que roupa eu vou?
As roupas, tanto para meninos ou meninas, devem ser leves. Com a temperatura de quase 40º no Acre ninguém merece passar horas em concentração sendo incomodado pelo suor. Roupas leves não significam curtas, meninas! Então vamos lá! 

Ouvi algumas consultoras de modas e me indicaram que calça jeans e camisetas são ideais. Bermudas e saias na altura aos joelhos também são boas para serem usadas. Os sapatos menos barulhento possível. Uma blusinha de manga, para quem for fazer prova em sala climatiza, é ideal. Pedir para ligar e desligar ar-condicionado é altamente inconveniente para os demais candidatos.

Os meninos podem usar calças jeans e bermudas com camisas leves ou mesmo camisetas. É recomendável que também levem uma blusa de manga. O perfume também é algo que deve ser considerado, nada de perfumes fortes!

O que levar
Essa é uma das partes mais importantes. Alguns candidatos levam uma bagagem para dentro da sala como se fossem passar o final de semana literalmente no local de prova. Não adianta levar muitas coisas e bolsas grandes porque não há espaço para colocá-las e os materiais ficam jogados no chão. Leve apenas o essencial para tal situação não te incomodar.

O Ministério da Educação exige caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. É ideal comprar com antecedência. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas e o candidato pode ser eliminado. Não podem ser usados lápis e borracha.

Garrafas transparentes de água mineral (as originais), para não ficar saindo da sala, podem ser levadas. Chocolates são gordurosos e, dependendo da temperatura ambiente, podem derreter. Barra de cereais e bombons podem ser levados.

O candidato não deve esquecer-se de levar o documento pessoal (obrigatório) e o cartão de confirmação da inscrição (opcional). Pode ocorrer algum erro na lista que fica na porta e você deve comprovar que fez a sua inscrição.

Documentos — Para fazer as provas, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa apresentar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:

• Cédula de identidade, ou RG, emitida por secretarias de segurança pública, forças armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
• Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros
• Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal
• Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Certificado de Reservista
• Passaporte
• Carteira Nacional de Habilitação, com foto

No Acre, 58.365 mil pessoas se inscreveram para participar do Enem. Boa prova a todos e espero ter ajudado com as dicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário